Início
MVC
Assine
- 22 de agosto de 2007 -
English Castellano
Evangelho
Meditação
Arquivo
Textos
Nós
Links
Comparta NE
Escreva-nos
Ajude-nos


Destaques:

Conferência de L.F. Figari no Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais (texto resumido - versão oral)

Faça desta página sua página de início

- Buscar -
 
 

Papa lembra testemunho de “audácia evangélica” de São Gregório Nazianzeno

Roma, 22 (NE – eclesiales.org) Durante a audiência geral da quarta-feira de hoje o Papa Bento XVI continuou sua catequese sobre São Gregório Nazianzeno, Bispo do século IV, tratando de alguns de seus ensinamentos. Em seu comentário, o Pontífice recordou que São Gregório Nazianzeno, “refletindo sobre a missão que o Senhor lhe havia encomendado, diz: ‘Fui criado para ascender até Deus com minhas ações’. Era um homem manso, e em sua vida trabalhou sempre pela paz na Igreja de seu tempo, afetada por discórdias e heresias. Com audácia evangélica proclamou a verdade da fé, ao mesmo tempo em que sentia profundamente o ardente desejo de se aproximar e unir a Deus”.

Destacou que Gregório “fez resplandecer a luz da Trindade, defendendo a fé proclamada no Concílio de Nicéia: um só Deus em três Pessoas iguais e diversas, Pai, Filho e Espírito Santo. Da mesma maneira, ressaltou muito a plena humanidade de Cristo. Gregório nos lembra que, como pessoas humanas, devemos ser solidários uns com os outros, imitando a bondade e o amor de Deus”.

Do mesmo modo, lembrou o Papa, “nos ensina ante tudo a importância e a necessidade da oração, na qual devemos dirigir nosso coração a Deus para nos entregarmos a Ele como uma oferenda que se há de purificar e transformar. Na oração vemos tudo à luz de Cristo, tiramos nossas máscaras e nos submergimos na verdade e na escuta de Deus, alimentando o fogo do amor”.